segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Aprenda a Jogar IV

PÔQUER - Parte 3

Sorte ou habilidade (Texas Hold'em)?
Uma questão bastante comentada no pôquer é se este é um jogo de habilidade ou de sorte. Essa questão é mais relevante no pôquer do que em qualquer outro jogo de informações incompletas pelo fato do pôquer ser o jogo de cartas mais jogado no mundo, sem contar que envolve apostas.
No PokerStars, maior site do jogo do mundo, em 2009, mais de 100 milhões de mãos foram observadas, estudadas, e notou-se que mais de 70% delas não chegaram no showdown, momento em que são reveladas as cartas. Com este fato já é possível deduzir que o pôquer é 70% habilidade, pois, já que nessa porcentagem as mãos não são relevadas, o fator crucial de vitória é a boa capacidade de apostar, ler mãos, entre outros. Complementando, pouco mais de 20% das mãos chegam ao fim, destes, aproximadamente, metade vence por ser a melhor possível na rodada. A outra metade perde mesmo sendo a mão favorita a ganhar. Com base nessas informações, deduz-se que o pôquer é aproximadamente, 88% habilidade.
Fora os aspectos matemáticos, que por si só já provam que o pôquer é um jogo que envolve mais habilidade do que sorte, deve-se também considerar os aspectos teóricos. Se o pôquer fosse um jogo de sorte, as teorias dos livros de poker, que se baseiam em conceitos lógicos e estatísticos, seriam fraudes?
Alguns outros argumentos servem para ilustrar o que o fator habilidade é o mais importante.
  • Vários jogadores profissionais já ganharam o campeonato mundial por diversas vezes. Se o pôquer fosse apenas sorte, seria muito mais provável ganhar na loteria do que ganhar mais de uma vez um campeonato mundial. Doyle Brunson, por exemplo, ganhou 10 vezes o mundial.
  • A inteligência pessoal é uma inteligência que pode ser desenvolvida com treino, o que aumenta a capacidade de entender a intenção das pessoas com mais clareza. Logo, pessoas destreinadas possuem desempenho pior do que os adeptos. E habilidade vem do treino.
  • O pôquer é um jogo de informações incompletas. Aquele que joga com frequência está ciente de certos padrões que acontecem na mesa, fazendo com que suas informações sobre o jogo sejam menos incompletas do que a dos iniciantes, que não reconhecem esses acontecimentos repetitivos.
Classificação das jogadas
Jogada
Jogada em inglês
Descrição

Combinações possíveis
1
Sequência Real
Royal Straight Flush
São 5 cartas seguidas do mesmo naipe (ouros) do 10 até ao As. Apesar de em alguns campeonatos regionais aceitarem o Royal Straight Flush com outros nipes, a jogada original é feita com o naipe de ouro, visto que a mesma se refere ao sistema de troca do velho oeste americano

4
2
Sequência de mesmo naipe
Straight Flush
São 5 cartas seguidas do mesmo naipe que não seja do 10 até ao As.

36
3
Quadra ou Poker
Four of a kind
São 4 cartas iguais, caso de empate ganha o jogador com a Quadra ou Poker mais alta.

624
4
Full House, Full Hand, Fula ou Fullen
Full House or Full Hand
Uma trinca e um par, caso de empate ganha o jogador com o trinca mais alta, caso permaneça o empate ganha aquele com o maior par, caso permaneça o empate o pote é dividido.

3.744
5
Flush ou Cor
Flush
São 5 cartas do mesmo naipe sem serem seguidas, caso dois jogadores possuam Flush ou Cor ganha aquele que possuir uma outra carta mais alta, caso nenhum dos jogadores possuam outras cartas ocorre um empate.
5.108
6
Sequência
Straight
São 5 cartas seguidas sem importar o naipe, caso empate ganha aquele com a maior sequência.

10.200
7
Trinca ou Trio
Three of a kind
São 3 cartas iguais mais duas cartas diferentes, caso empate ganha aquele com a maior trinca.

54.912
8
Dois Pares
Two Pairs
São 2 pares de cartas, caso empate ganha aquele com maior par maior, se empatar ganha o que possuir o maior par menor, caso empate ganha aquele que possuir a maior carta.

123.552
9
Par
One Pair
São 2 cartas iguais e três diferentes, Caso empate ganha aquele que possuir o maior par, caso empate ganha aquele que possuir a maior carta.

1.098.240
10
Carta Alta
High Card
Ganha quem tiver a carta mais alta.

1.302.540

Curiosidades
  • Não existe respaldo por lei brasileira ao jogador de pôker online, amador ou profissional, que porventura venha a ter dificuldades em receber o dinheiro de prêmios ligados a jogos de azar pela internet.
  • A versão mais antiga do jogo chamava-se As-nas e surgiu na Pérsia, no século XV.
  • Nos Estados Unidos se joga sempre com o baralho completo, qualquer que seja o número de parceiros.
  • Não se deve blefar contra um mau jogador. Pois o mau jogador no poker é tratado como "A exceção que comprova a regra".
  • Com dois pares de mão, a chance de full hand ou podemos chamar de full house é tão remota quanto fechar uma seqüência precisando de uma carta no meio já no River.
  • Pedir uma só carta para trinca, recebida de mão, não altera as chances de full hand.
  • Pôquer, como é conhecido no Brasil, é originário da Europa e corresponde a apenas duas ou três das mais de cem modalidades praticadas nos Estados Unidos e no resto do Mundo.
  • Slot player é como é conhecido o jogador que joga texas contando exclusivamente com a sorte, jogando com qualquer mão e de qualquer maneira.
  • Fish player é a alcunha dada ao jogador que sempre perde mãos e consequentemente suas fichas.
  • Pôquer vem do inglês poker, que originou-se do francês poque, que por sua vez derivou-se do alemão pochen, que significa bater.
"Dead man's hand" ou "a mão do homem morto"
  • Em Agosto de 1876, Wild Bill Hickok foi assassinado a tiros no meio de um jogo de pôquer. De sua mão, caíram um par de oito e de áses, todos de naipes pretos (paus e espadas) e acredita-se que a quinta carta seja um valete ou dama de ouros que ele estava descartando, quando foi interrompido. Essa mão passou a ser chamada a mão do homem morto (dead man's hand).
  • No Holden a mão QQ é conhecida como a mão maldita, já que mesmo tendo um alto valor existe o mito que quase sempre se perde com ela.

Blefe
Blefe (português brasileiro) ou Bluff (português europeu) é um recurso empregado no pôquer, tendo por finalidade ganhar com jogo pequeno, fingindo ter um grande jogo. Isto é feito por meio de aposta elevadas; se os demais tiverem jogo fraco ou apenas razoável, não pagarão e, nesse caso, o blefador não precisará mostrar suas cartas. O blefe exige experiência e sangue frio.
O blefador sistemático, que fica conhecido por nunca blefar, também levará desvantagem, pois quando apostar, ninguém pagará, sabendo que seu jogo é muito grande. Porém ele ganha uma vantagem pois, quando ele realmente blefar, todos pensarão que ele está com o jogo bom. É preciso saber dosar e variar, não estabelecendo um padrão de jogo.
Probabilidades
Ao receber 5 cartas do baralho de 52 cartas (13 de cada naipe),as chances de se obter determinada combinação são:
  • Royal Straight Flush: 0,0001539%
  • Straight Flush: 0,0013852%
  • Four of a Kind: 0,012%
  • Full House: 0,144%
  • Flush: 0,1980792%
  • Straight: 0,3546034%
  • Trinca: 0,7843%
  • Dois Pares:7,353%
  • Par: 14,706%
Chanches de receber cartas:
  • AA uma a cada 220 mãos (rodadas)
  • AKs uma a cada 331 mãos
  • AKo uma a cada 110 mãos
  • qualquer par uma a cada 16 mãos
  • qualquer Ás uma a cada 6 mãos
  • qualquer conector uma a cada 5 mãos
  • qualquer suited connectors uma a cada 25 mãos

Escuro
É apenas uma variante no sistema de aposta. O pingo inicial é, por convenção, proporcionalmente crescente. O carteador põe uma ficha, o primeiro à sua esquerda porá duas, o seguinte quatro etc. Para o jogo não ficar muito violento, o escuro geralmente é feito por três ou quatro jogadores apenas. O último a pingar é chamado de dono do escuro ou escurante.
Ele terá o direito de aumentar as apostas, se quiser, antes da troca de cartas. Assim, distribuídas as cartas, o jogador seguinte ao escurante deverá decidir se acompanhará o jogo; se desejar fazê-lo, porá na mesa o mesmo número de fichas que o escurante. Da mesma forma agirão os outros. Os que já tiverem pingado uma ou duas fichas, deverão completar ou sair, perdendo o que já jogaram.
O carteador, antes de proceder à troca de cartas, deve consultar o escurante, pois este poderá aumentar as apostas. Após a troca, o dono do escuro será o último a falar e só terá direito a aumentar qualquer aposta que seja feita pelos demais. Se o escurante repicar, o contra-repique será livre.

Kicker
Muitas jogadas do pôquer são decididas através da carta que não participa das jogada principal do jogador, em caso de empate, chamada de carta kicker. Por exemplo: se em uma disputa dois jogadores possuem o jogo Rei, Rei, 9, 9, Ás e Rei, Rei, 9, 9, 10, tanto a carta Ás do primeiro jogador quanto a carta 10 do segundo são kickers. Nesse caso o primeiro jogador ganha, pois possui kicker mais alto. Tal fator de desempate proporciona ainda mais emoção ao jogo.

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